Apresentação

Quando um dos pilares de sustentação da ala denominada perna-seca cedeu à ação do tempo, condenando aquela parte do Hospital à implosão, era hora da Universidade mobilizar suas forças para reinventar o futuro. Em 2010, o reitor Carlos Levi da Conceição constitui uma comissão formada pelos principais envolvidos na discussão do hospital – os diretores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) e da Faculdade de Medicina, a Decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS), e o coordenador do Escritório Técnico da Universidade (ETU). Para contribuir nos aspectos técnicos, convidou o coordenador do grupo de projeto e pesquisa Espaço Saúde, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PROARQ/FAU/UFRJ).
O convite sinalizava uma atitude da reitoria naquele momento de reconhecer e valorizar as expertises próprias. O grupo Espaço Saúde desde 2002 já acumulava uma bagagem significativa na área de arquitetura dos ambientes de assistência à saúde, tanto na realização de projetos, quanto na pesquisa e formação de profissionais no âmbito da graduação e pós-graduação.
Os trabalhos da comissão objetivavam uma nova edificação, capaz de proporcionar ao HUCFF condições adequadas à realização de sua missão de formar profissionais, atender à população e produzir conhecimento.
A construção do HU iniciou-se nos anos 1950 e só veio a ser inaugurada quase 30 anos depois. Na ocasião, houve a necessidade de se rever o projeto e introduzir modificações, pois os conceitos originais não atendiam aos requisitos de então. O HUCFF é fruto do trabalho intenso realizado entre 1974-78 pela Comissão de Implantação composta e coordenada pelo professor Clementino Fraga Filho. Com extrema habilidade e competência o grupo aproveitou a oportunidade daquele momento e construiu um modelo de hospital de ensino à frente de seu tempo, baseado em conceitos de integração docente assistencial ainda atuais. Tratava-se, portanto, de um hospital voltado para o futuro alojado em prédio que já dava sinais de obsolescência.

Tomamos a missão de projetar o novo edifício, não como um rompimento, mas como resgate do espírito pioneiro que sempre esteve presente e norteou o HUCFF. Nosso esforço foi o de conjugar as expectativas, ideias e necessidades apresentadas pelos profissionais dos diversos setores com os mais atuais conceitos de arquitetura hospitalar. Para isto promovemos reuniões, pesquisamos e visitamos hospitais de ensino no Brasil e em países da Europa, como Portugal, Espanha e França. Todo o trabalho de planejamento e projeto foi realizado no ambiente universitário, promovendo a interdisciplinaridade, aglutinando professores de diferentes unidades, estudantes de graduação e pós-graduação, além de outros colaboradores.
Buscamos inspiração na própria história do HUCFF. Neste site apresentamos, brevemente, o novo projeto arquitetônico elaborado para o HUCFF e preciosos depoimentos de alguns personagens-chave, que generosamente compartilharam suas memórias. São eles professores que exerceram o cargo de diretor do hospital e outros que tiveram destacada participação, seja na comissão de implantação do HU, seja na implantação e desenvolvimento de serviços pioneiros. A este conjunto poderão ser agregados novos depoimentos.
O processo de documentação audiovisual da memória do HUCFF gerou um outro produto, o filme de 34 minutos “Memória HU – UFRJ 100 Anos”, com direção de Arthur Frazão e Mili Bursztyn. O documentário está disponível para exibições online. Os interessados em organizar uma sessão do filme podem entrar em contato através do email memoriahu@gmail.com.

Prof. Mauro Santos (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ)
Profª. Ivani Bursztyn (Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da UFRJ)
Grupo de Projeto e Pesquisa Espaço Saúde (PROARQ – FAU – UFRJ)